sábado, 3 de novembro de 2012

Aqueles Dois - Peça baseada em texto de Caio Fernando Abreu no Teatro do Marista







A Eletrobras/Chesf, por meio do MINC, Ministério da Cultura, e Lei Federal de Incentivo a Cultura, do Governo Federal, traz a Maceió, pela primeira vez, a Cia. de Teatro Luna Lunera, de Belo Horizonte/MG, com seu prestigiado espetáculo Aqueles Dois, baseado no conto do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu (1948-1996).


Aqueles Dois estreou em 2007 e tem obtido, desde então, grande sucesso de público e crítica em sua trajetória. Cumpriu longas temporadas em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo; participou de importantes festivais nacionais e internacionais, incluindo apresentação no México; através do projeto Palco Giratório pode circular por 16 estados brasileiros, e agora, por meio do Circuito Eletrobras, patrocinado pela Chesf e Eletronorte, chega a sete capitais do Norte e Nordeste: Etapa Chesf (Aracaju, Belém, Maceió e Teresina) e Etapa Eletronorte (Boa Vista, Macapá e Manaus).


A capital de Alagoas foi escolhida para abrir o Circuito Eletrobras/Chesf. De 30 de outubro a 4 de novembro o público de Maceió poderá conferir apresentações de Aqueles Dois e a oficina Ator Criador, que revela etapas da construção do espetáculo.


A programação começa com a oficina Ator Criador, que acontece de 30 de outubro à 1º de novembro (terça à quinta), das 14h às 18h no SESC Poço. Direcionada a atores, bailarinos e estudantes de teatro, maiores de 16 anos, será ministrada por Zé Walter Albinati, membro da Companhia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo www.cialunalunera.com.br e pelo e-mail cialunalunera@cialunalunera.com.br. As vagas são limitadas, podendo haver seleção entre os inscritos.


No final de semana, 3 e 4 de novembro (sábado e domingo), os palcos se abrem para as apresentações de Aqueles Dois. A peça acontece em três horários: no sábado às 18h30 e 21h, e no domingo às 20h, no Teatro Marista (Av. Dom Antônio Brandão, 564 – Farol).


Sinopse


Da rotina de uma “repartição” – metáfora para qualquer ambiente inóspito e burocrático de trabalho, revela-se o desenvolvimento de laços de cumplicidade entre dois de seus novos funcionários, Raul e Saul. É que “num deserto de almas também desertas, uma alma especial reconhece de imediato a outra”. No entanto, essa relação acaba gerando incômodo nos demais colegas de profissão. O espetáculo Aqueles Dois foi criado a partir do conto homônimo do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu.


Trajetória de Aqueles Dois


O espetáculo estreou em novembro de 2007, em Belo Horizonte, e vem construindo uma ampla trajetória desde então. Apresentou-se em importantes festivais nacionais e internacionais no Brasil (Festival de Curitiba/PR – Mostra Contemporânea; FIT-BH - Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte/MG; Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto/SP; Fiac - Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia – Salvador/BA; Festival Recife do Teatro Nacional – Recife/PE; Filo - Festival Internacional de Londrina – Londrina/PR; Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente/SP; Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília/DF) e cumprido longa temporada no Sesc Avenida Paulista - São Paulo/SP (2008), na Campanha de Popularização do Teatro e da Dança – Belo Horizonte/MG (2009 e 2012) e no Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro/RJ (2010). Em 2010, o espetáculo foi apresentado em 44 cidades e 14 estados através do Palco Giratório, do Sesc Nacional. Neste mesmo ano, ganhou uma versão em espanhol, Aquellos Dos, e foi apresentado no 3° Encuentro de Creadores Teatrales Independientes em Santiago de Querétaro, México.


Aqueles Dois foi contemplado no 13º Prêmio Sesc-Sated/MG nas categorias Melhor Espetáculo e Melhor Direção; no 5º Prêmio Usiminas-Sinparc nas categorias Melhor Espetáculo, Melhor Direção e Melhor Ator (Rômulo Braga); foi indicado ao Prêmio Shell São Paulo 2008 nas categorias de Melhor Direção, Melhor Cenário e Melhor Iluminação, tendo recebido este último.


O autor do conto, na obra e no espetáculo


O conto, publicado em sua primeira versão em "Morangos Mofados" (Brasiliense, 1982), faz parte de "Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século" (curadoria de Italo Moriconi, Objetiva, 2000). Nele, como praticamente em toda produção literária de Caio Fernando Abreu, são múltiplas as citações ou simples menções a artistas e obras de áreas diversas, locações urbanas, letras de músicas, filmes, épocas, onde o autor mistura, despudoradamente, seus mundos biográfico e ficcional.


Texto e espetáculo possibilitam uma diversidade de leituras e percepções sobre o universo "daqueles dois". Os atores revezam-se nos papéis de Raul e Saul, narram trechos, sugerem os outros personagens da “repartição” e inserem suas próprias referências e leituras para o texto de Caio. Há ainda no cenário, no figurino, na música e no texto uma intencional simultaneidade abrangente a várias décadas.


O jogo corporal entre atores, o trabalho com a fala, a relação com o espaço e os objetos, recebeu influência dos temas deflagradores do Observatório de Criação da Cia. Luna Lunera: o contato improvisação e o método das ações vocais.



SERVIÇO:

AQUELES DOIS

Duração: 85 minutos
Gênero: Épico dramático
Classificação etária: 16 anos
Local: Teatro Marista (Av. Dom Antônio Brandão, 564 – Farol)
Data: 3 e 4 de novembro de 2012
Horários: 03/11, sábado, às 18h30 e às 21h
04/11, domingo, às 20h
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Ponto de venda: Loja Zoolo no Hiper Center Farol


Produção Local: Cena Livre Produções 8805-6641 e 9912-6291