segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Um Trenzinho pra Drummond: os acordes de Villa-Lobos acolhem o poeta de sete faces

Nesta Quinta (31), às 20h, o Instituto Lumeeiro irá homenagear um dos grandes nomes da poesia brasileira, num show inédito. “Um trenzinho pra Drummond” carrega em vagões generosos os versos de Carlos Drummond de Andrade e as composições de Villa-Lobos.

Ricardo Cabús fará a leitura poética das obras do “poeta de sete faces”, que transmitiu em sua poesia as inquietações do homem contemporâneo e deixou um legado imortal. Poesias como “José”, “Poema de sete faces” e “As sem-razões do amor”, que marcam a história literária nacional, farão parte da seleção.

Como participação musical, as cordas da dupla Bruno Palagani e Willbert Fialho irão interpretar as composições de Villa-Lobos, maestro que trouxe a essência brasileira para a música erudita tradicionalmente europeia.

Para Ícaro Coutinho, que fará uma participação especial com a soprano Patrícia Hecktheuer, “é uma honra estar presente nesta homenagem a Drummond”, afirma. O músico, que irá tocar gaita, também ressalta que tem boas expectativas para a noite.

“Um trenzinho para Drummond” integra a programação do Instituto Lumeeiro em parceria com o Sesc durante a VI Bienal Internacional do Livro de Alagoas. O show acontece nesta Quinta, às 20h, no palco Sesc/Lumeeiro, localizado no mezanino do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.


QUEM ESTARÁ NO SHOW “UM TRENZINHO PRA DRUMMOND”

Ricardo Cabús
Poeta, tradutor, compositor e professor universitário, lançou dois livros de poesia: Cacos Inconexos e Estações Partidas, e A Galinha Saudosa, título de literatura infantil. É professor da UFAL, presidente do Instituto Lumeeiro, idealizador e apresentador do projeto Papel no Varal, além de criador e diretor do Minuto de Poesia na Rádio Educativa FM.

Bruno Palagani
Bruno Palagani toca cavaquinho desde os 14 anos e foi apresentado ao bandolim aos 19 anos. Seu mestre e principal influência é o músico alagoano Wellington Pinheiro. Apesar de muito jovem, Bruno tem na bagagem participação em shows de diversos nomes da música alagoana e nacional, como Júnior Almeida e Ney Matogrosso.

Willbert Fialho
Alagoano de Pão de Açúcar, Willbert traz a influência ribeirinha em sua formação musical. Destaque entre os violonistas alagoanos, já acompanhou inúmeros músicos, em shows e gravações, e tocou com o cantor Altemar Dutra Jr. Recentemente, dirigiu e produziu os arranjos para um show em homenagem ao centenário de Dorival Caymmi, com participação de Nara Cordeiro e Igbonan Rocha.


SERVIÇO

Um trenzinho pra Drummond
DATA: 31/10/2013
HORA: 20h
LOCAL: Palco Sesc/Lumeeiro, no mezanino do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso
PARTICIPAÇÃO MUSICAL: Bruno Palagani e Willbert Fialho, com participação especial de Patrícia Hecktheuer e Ícaro Coutinho
ENTRADA FRANCA
INFORMAÇÕES:
(82) 8135-5990 / contato@lumeeiro.org
http://www.facebook.com/institutolumeeiro
Twitter: @lumeeiro e @papelnovaral

REALIZAÇÃO: Instituto Lumeeiro

PATROCÍNIO/APOIO: Edufal/UFAL, Sesc, Gama Engenharia de Recursos Hídricos, Adufal, Akuaba, Armazém Guimarães, Bodega do Sertão, Maria Antonieta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário