sábado, 19 de abril de 2014

Criado o "Dia Jorge de Lima"

Data: 23 de abril de 2014 (quarta-feira) (121 anos do nascimento do poeta)
Local: União dos Palmares - AL


Poucos poetas brasileiros são tão representativos da cultura do nosso país quanto o alagoano Jorge de Lima. Nascido na cidade histórica de União dos Palmares, Jorge de Lima foi um artista múltiplo que, além da volumosa e encantatória obra poética, produziu expressivos romances. Enveredou pelas artes plásticas, sendo precursor das colagens, pouco comuns na primeira metade do Século XX.

Apesar do reconhecimento de grandes poetas e críticos literários internacionais, e mesmo tendo sido tema da Escola de Samba Mangueira em 1973, Jorge de Lima ainda é um escritor relativamente desconhecido do público. Morto há 60 anos, de vez em quando seus livros chegam a desaparecer das vitrines. No final do ano passado, a editora Cosac Naify começou o projeto de reedições das obras, com o lançamento de Invenção de Orfeu.

Para ampliar as iniciativas destinadas a celebrar e divulgar a obra do poeta foi criado o Dia Jorge de Lima, que acontecerá anualmente, sempre no dia 23 de abril, data de aniversário, em uma das cinco cidades onde ele morou: União dos Palmares, Maceió, Rio de Janeiro, Salvador e Recife. A estreia será este ano, na cidade natal do poeta, com palestras sobre diversos aspectos da poética jorgeana e um sarau de encerramento. O Dia Jorge de Lima foi proposto por um grupo de admiradores, entre eles Claufe Rodrigues, Cacá Diegues, Maurício Melo Jr., Carlito Lima, Homero Fonseca, Mano Melo, Chico de Assis, Paulo Poeta, Ricardo Cabús, Claudio Willer, José Inácio Vieira de Melo e Mônica Montone. O evento, nesta primeira edição, será realizado pela Secretaria Municipal de Cultura de União dos Palmares, com o apoio da Fundação Cultural Palmares, da Secretaria de Estado da Cultura e da Universidade Estadual de Alagoas.

Inspirados no exemplo do próprio Jorge de Lima – um médico que reservava diariamente um horário para atender de graça pessoas que não podiam pagar pela consulta – os convidados participarão graciosamente da homenagem.

Por estar filmando o longa-metragem O Grande Circo Místico, baseado no poema de mesmo nome de Jorge de Lima, Cacá Diegues não participará das atividades do dia 23 de abril, mas homenageará o mestre mais adiante, num dos eventos que darão sequência ao Dia Jorge de Lima, ao longo do ano.



Programação

09h00 – Visita à casa de Jorge de Lima

10h00 – Passeio na Serra da Barriga

Série de palestras “Portas abertas para Jorge de Lima”, no auditório da Prefeitura de União dos Palmares

14h00 – abertura oficial

14h30 – Mesa 1 O homem e o místico
Carlito Lima (AL) com Maria Thereza de Lima (RJ)
Participação: Mano Melo (RJ)

15h45 – Mesa 2 O poeta popular
com Mauricio Melo Jr. (BSB) e Chico de Assis (AL)
Participação: Paulo Poeta

17h00 – Mesa 3 O surrealista
Claufe Rodrigues (RJ) com Claudio Willer (RJ)

Sarau do Jorge
- 19h00 a 21h00

Apresentação de Ricardo Cabús (AL) e Letícia Helena (AL), com Claufe Rodrigues, Chico de Assis, Carlito Lima, Mano Melo, Paulo Poeta e poetas locais

Nenhum comentário:

Postar um comentário