quinta-feira, 3 de abril de 2014

Poesia e liberdade dialogam no palco do Papel no Varal

Sarau fez parte do 13º Ato do Programa Ufal em Defesa da Vida
Luiz de Assis e Ricardo Cabús

Por Samara Elsie (estagiária) com supervisão de Bruna Cabral.

O Instituto Lumeeiro em parceria com a Pró-reitoria Estudantil da Ufal realizou nesta segunda-feira (31) o Papel no Varal com o tema Liberdade, trazendo arte e conhecimento em forma de poesia na Praça do RU localizado no Campus AC Simões. A proposta cultural fez parte do 13º Ato do Programa Ufal em Defesa da Vida que marca os 50 anos do período de ditadura militar no Brasil (1964-1985). Os espectadores tiveram a oportunidade de presenciar a exposição de 100 poesias penduradas no varal de sisal falando sobre a liberdade.

No final da tarde às 17h, o Papel no Varal: Liberdade iniciou a apresentação com Ricardo Cabús, presidente do Instituto Lumeeiro e criador do projeto. Luiz de Assis, vocalista da Banda Vibrações abriu o evento e durante toda a noite exibiu músicas que representam a necessidade de libertação, desde o seu trabalho autoral com a canção “Ordem e progresso” até os clássicos da MPB como “O ronco da cuíca” de João Bosco. Foi o primeiro contato de Luiz com o Papel no Varal. “A poesia tem tudo a ver com a música e pra mim é algo inédito fazer essa mistura de canções e poesias em uma apresentação, é mesmo uma honra fazer parte desse evento”, afirma o cantor.

Logo após a abertura musical, Ricardo Cabús iniciou a noite recitando a poesia de Thiago de Melo “Os Estatutos do Homem” que expressa em todos os sentidos o povo e sua luta pela liberdade. Este poema virou um hino a favor de uma sociedade mais digna durante o período da ditadura militar. Várias pessoas seguiram com declamações que ressaltavam o tema do evento, entre elas estudantes, professores e visitantes.

Vitor Barros, estudante de Ciências Sociais, ficou surpreso com a noite dedicada a cultura: “Eu não conhecia o Papel no Varal, já que é meu primeiro ano na Ufal, mas estou achando muito interessante relembrar os efeitos da ditadura no Brasil com esse movimento ligado às poesias. Estou ansioso para que aconteçam mais eventos como este aqui na universidade”, afirmou.  A coordenadora do Programa Ufal em Defesa da Vida, a professora Ruth Vasconcelos também esteve presente e recitou uma poesia de Mia Couto.  Os estudantes escolheram obras de Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Mario Quintana e Fernando Pessoa para serem apreciadas pelo público.

A instalação também foi exposta durante o período da manhã no prédio da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Para Beatriz Torres, estudante de Pedagogia e visitante da exposição, o tema de libertação lembrado pelas poesias é bastante importante para refletir sobre a época da ditadura. A mesma opinião é de André Ferreira estudante de Geografia, que já conhecia o Papel no Varal e elogia a iniciativa. “Além do projeto estimular a poesia para a sociedade ele também preserva a cultura”, comentou o estudante.

O Instituto Lumeeiro promove o Papel no Varal periodicamente divulgando a cultura através de poesias para a população alagoana. A entrada é gratuita e qualquer espectador pode escolher um poema no varal e declamar no palco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário