quinta-feira, 8 de maio de 2014

2ª Edição de Um Poeta na Berlinda é realizada na UFAL com Antonio Cicero

Por Samara Elsie (Estagiária)


O público lotou o auditório do CIC localizado na UFAL na última tarde de terça-feira (29) para prestigiar a 2ª edição de Um Poeta na Berlinda, apresentado por Ricardo Cabús. O convidado desta edição foi o escritor e compositor Antonio Cicero que participou de uma conversa descontraída sobre poesia, envolvida por músicas de sua autoria interpretadas pela voz da artista alagoana Fernanda Guimarães.
A cantora fez a abertura do evento com a música “À francesa” e encantou o público com os clássicos “Fullgás”, “Virgem”, “Eu vi o rei” e “O último romântico”. A interpretação de Fernanda Guimarães foi elogiada por Antonio Cicero. A cantora se diz admiradora do trabalho do escritor: “Eu sou muito fã dele. As suas composições embalaram minha adolescência. Me senti surpresa e ao mesmo tempo responsável de cantar as músicas que são clássicos nacionais diante do próprio compositor” Afirmou.



A cantora Fernanda Guimarães canta as composições musicais de Antonio Cicero. Foto: Samara Elsie

A entrevista foi baseada em 30 poesias escolhidas por Antonio Cicero, entre elas 10 de sua autoria. Ricardo Cabús realizou várias perguntas ao autor durante a tarde, “O poeta é um sedutor?” ou “Qual poesia/frase tatuaria no seu corpo?”. Reservado e com bom humor o escritor mostrou um grande conhecimento sobre literatura e filosofia. Segundo o poeta: “A poesia tende a carregar todas as habilidades humanas. Quando apreciamos o que é belo todas as nossas emoções, o intelecto, a imaginação, a sensualidade, o senso de humor e a razão despertam e se confundem. É a partir daí que ocorre o prazer estético.”
Sobre suas composições musicais, Antonio Cicero lembrou curiosamente da primeira vez que ouviu uma música de sua autoria ser tocada na rádio. “Foi no primeiro disco de Marina, a música que nós fizemos juntos Charme do mundo. Fiquei bastante emocionado quando ouvi na rádio”.
A estudante de Jornalismo Déborah Moraes, espectadora desta edição elogiou o evento: “Gostei muito da iniciativa, eu não conhecia Um Poeta na Berlinda, achei bastante interessante pela proximidade que o público tem com o poeta. Como foi prometido no início é realmente didático, você consegue realmente aprender muita coisa que é exposta a partir de uma conversa simples. É uma entrevista que não tem um perfil tão formal”.
Fazendo referência ao seu poema mais famoso “Guardar”, Ricardo Cabús questionou sobre o que ele gostaria de guardar de Maceió. Com um sorriso no rosto Antonio Cicero respondeu: “Guardaria muita coisa, mas principalmente a amizade de pessoas que aqui conheci que para mim são extraordinárias.”
A 2º edição de Um Poeta na Berlinda foi realizada com parceria da Edufal e fez parte das comemorações dos 5 anos do Papel no Varal ocorrido no mesmo dia.


O poeta Antonio Cicero, a diretora da Edufal Stela Lameiras e o Professor Ricardo Cabús. Foto: Samara Elsie

Nenhum comentário:

Postar um comentário