quinta-feira, 8 de maio de 2014

5 anos de poesia e cultura em Maceió

Aniversário do Papel no Varal é festejado com homenagens e surpresas


Foto: Samara Elsie


Por Samara Elsie (Ascom)

O Papel no Varal comemorou o aniversário de 5 anos na noite de terça-feira (29) no Maikai Choparia levando poesia de todo canto para todo mundo. Com a apresentação de Ricardo Cabús, o sarau especial de comemoração contou com um público participativo e entusiasmado pela cultura. Dessa vez o tema foi eclético, relembrando as poesias mais penduradas no varal de sisal durante todos esses anos.
O poeta Antonio Cicero, que fez parte da 2ª edição do Um Poeta na Berlinda ocorrido no mesmo dia na Ufal, também esteve presente como convidado especial no aniversário. Ele também participou das declamações poéticas promovidas durante toda a noite. O escritor elogiou o evento e afirmou que são iniciativas como esta que estimulam a aproximação do público com os poetas, aumentando o interesse por esse universo.


O escritor Antonio Cicero recita o poema “Guardar” de sua autoria.  Foto: Samara Elsie

Desde o início da noite Ricardo Cabús destacou o crescimento do Papel no Varal, projeto que nasceu em 2009. Ricardo lembrou momentos especiais como o sucesso das edições do Papel no Varal Erótico-Carnavalesco e a Intervenção Urbana ocorrida no primeiro aniversário do projeto. A intervenção foi um grande marco para o Papel no Varal, onde foram penduradas dezenas de poesias em vários locais públicos de Maceió, espalhando e estimulando a leitura para todo o povo da capital alagoana.



O público escolhe poemas no varal. Foto: Samara Elsie

A presença musical foi do Duo Caí Dentro, formado por Bruno Palagani e Wilbert Fialho. A dupla preparou um repertório especial com mistura de ritmos e estilos musicais. Composições de vários artistas como Luiz Gonzaga, Beatles e João Bosco.  Segundo Bruno, poder participar dos 5 anos do Papel no Varal é uma oportunidade não só de mostrar o próprio trabalho, mas de unir a música com a poesia. Artistas convidados, como Fernando Marcelo e Naldinho Freire, também participaram. A atriz Ivana Iza acompanha todas as edições do Papel no Varal: “É uma iniciativa incrível, todos os louvores para o Ricardo e a todas as pessoas que auxiliam ele nesse projeto que mantém viva a palavra e a força da poesia, dando espaço para as pessoas se expressarem. Isso é extremamente emocionante. Sempre que posso eu venho prestigiar o evento” afirma.
Foi realizada a entrega de certificados de homenagens aos artistas e parceiros que fizeram parte da história do Papel no Varal.  Houve também os agradecimentos aos envolvidos nesta edição, entre eles a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Ao Pharmacêutico, o Instituto do Meio Ambiente (IMA), o Armazém Guimarães, a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e o Instituto Zumbi dos Palmares (IZP).


Ricardo entrega certificado a Tadeu Barbosa de Ao Pharmacêutico. Foto: Samara Elsie

A noite ainda reservou uma surpresa a Ricardo Cabús com uma homenagem realizada pela equipe do Papel no Varal, que lembrou sua dedicação ao projeto e toda a sua trajetória de sucesso. Logo em seguida a entrada do bolo temático de aniversário simbolizou toda a emoção da história do Papel no Varal e a sua consagração diante da sociedade alagoana. O sarau foi encerrado pelo poeta Antonio Cicero com a leitura do seu mais famoso poema “Guardar”, em um dos momentos mais significativos do Projeto Papel no Varal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário